Olá visitante

Cadastre-se
Busca por
VOLTAR

CDES

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

O CDES foi regulamentado pela Lei nº 10.683/2003 e é presidido pelo Presidente da República e seus membros são designados por ato formal do Presidente da República por dois anos, com possibilidade de recondução. Na composição do Conselho estão presentes trabalhadores, empresários, movimentos sociais, governo e lideranças expressivas de diversos setores. Para nomeação dos integrantes, a Presidente busca combinar a representatividade setorial, abrangência social, densidade política e capacidade para contribuir e repercutir os debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento do País. A composição ampla e plural possibilita uma visão sistêmica sobre as questões e está na base do entendimento, hoje compartilhado no CDES, de que o desenvolvimento envolve múltiplos e necessários aspectos (econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais) e depende do envolvimento e responsabilização da sociedade como um todo. O CDES 

Superando visões compartimentadas de segmentos e setores sociais, os Conselheiros e Conselheiras dialogam nas reuniões plenárias, em grupos de trabalho, colóquios, seminários, mesas-redondas e outros eventos. O Comitê Gestor do CDES é parte da estrutura de governança do CDES para dar maior efetividade ao diálogo entre os conselheiros, a à interlocução com o governo e outros atores sociais e institucionais. O CDES realiza quatro reuniões plenárias anuais, com a presença do Presidente da República. A pauta das reuniões plenárias combina temas apresentados pelo Governo e proposições do Conselho, fruto dos Grupos de Trabalho, e prevê debates e aferição das posições. Os Grupos de Trabalho - ou Grupos Temáticos - são formados para aprofundar temas propostos pelo Governo ou deliberados pelo Pleno do CDES. Nos GTs, as questões são analisadas, os posicionamentos debatidos e os consensos localizados e encaminhados para deliberação do Pleno.

Site
www.cdes.gov.br
Atuação da CUT no Conselho

O desenvolvimento tem sido uma questão central na estratégia da CUT nos últimos Congressos, pois somente através dele podemos assegurar emprego e uma distribuição de renda na sociedade, disputando com os segmentos do capital financeiro os destinos da Nação. Precisamos ser criativos e propositivos na elaboração de políticas em cada setor produtivo. Esse é o balizador de nossa intervenção nos conselhos.

Agenda
Ver Agenda Completa