Olá visitante
Cadastre-seCada Conselho de Competitividade Setorial será responsável por elaborar, levando em conta os objetivos e metas do Brasil Maior, a agenda estratégica setorial. Cada agenda conterá proposições de medidas capazes de contribuir, no âmbito da cadeia produtiva, para alcançar um ou mais objetivos estratégicos do Plano. Embora os conselhos estejam sendo implantados formalmente em 2012, os respectivos Comitês Executivos, formados a partir do acúmulo de conhecimento das experiências dos Fóruns de Competitividade, trabalharam desde o lançamento do Plano Brasil Maior na formulação de diretrizes estratégicas que servirão de base para a elaboração das agendas de trabalho no âmbito de cada Conselho de Competitividade.
Os Conselhos de Competitividade Setorial são grupos de interlocução entre o Governo Federal, representantes do setor empresarial e de trabalhadores dos sistemas produtivos a que cada Conselho corresponde.
Art.1º Os Comitês Executivos são instâncias governamentais e deliberativas e têm como atribuições:
I – formular e implementar Agendas Setoriais, para o desdobramento da orientação estratégica e dos objetivos do PBM nos seus respectivos sistemas produtivos;
II – monitorar e avaliar o alcance das metas do PBM, no âmbito dos sistemas produtivos correspondentes;
III – consolidar propostas de políticas públicas e acompanhar a contribuição dos demais atores envolvidos com as agendas de trabalho setoriais na consecução dos compromissos acordados.
O desenvolvimento tem sido uma questão central na estratégia da CUT nos últimos Congressos, pois somente através dele podemos assegurar emprego e uma distribuição de renda na sociedade, disputando com os segmentos do capital financeiro os destinos da Nação. Precisamos ser criativos e propositivos na elaboração de políticas em cada setor produtivo. Esse é o balizador de nossa intervenção nos conselhos.